segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ESTUDANTES DA UNEB EM RIBEIRA

ESTUDANTES DA UNEB EM RIBEIRA

Os estudantes do projeto Vivências da UNEB avançam cada vez mais nas intervenções realizadas em comunidades vulneráveis do interior da Bahia.

São cerca de 150 discentes, distribuídos pelos municípios de Ribeira do Amparo, Coronel João Sá, Mulungu do Morro, Quijingue, Monte Santo e Ruy Barbosa, cidades que possuem os mais baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado.


“Cada vez mais me impressiono com o compromisso e disponibilidade dos nossos estudantes, e dos docentes que os acompanham, com a extensão universitária. É gratificante ouvir da comunidade atendida o quão  importante é esta aproximação da UNEB com os problemas locais e com a busca coletiva de soluções. O projeto Vivências reflete a nossa concepção de atuação acadêmica cidadã”, avaliou Adriana Marmori, pró-reitora de Extensão (Proex) da universidade, que viajou a alguns dos municípios beneficiados para conhecer in loco os resultados da atividade.

No município de Ribeira do Amparo os discentes estão produzindo o documentário Vida e Laços de Solidariedade. Com a iniciativa, os graduandos querem promover e divulgar as atividades culturais da cidade.

Sazana dos Santos, estudante do curso de Relações Públicas do Campus I da UNEB, em Salvador, participa da produção do vídeo: “Queremos que o documentário funcione como uma fonte de informação que possa despertar nos moradores locais o interesse e a valorização da riqueza cultural da região”, explicou.

Ainda segundo Sazana, Ribeira do Amparo conta com um grupo de balé e uma banda de pífanos, e isso precisa ser divulgado para ajudar na captação de recursos”.



Em outra iniciativa na cidade, os discentes estão promovendo caminhadas ecológicas. Diariamente, às 17h, eles percorrem as ruas do município recolhendo materiais recicláveis que foram descartados. Também integraram a programação da atividade aulas de alongamento e aquecimento e palestras sobre saúde. A cidade de Ribeira do Amparo tem cerca de 14,5 mil habitantes e um território de 699,3km² e fica localizada no nordeste da Bahia. O IDH do município é de 0,5.




NOTA

A visita dos estudantes da UNEB foi de grande valia para o município de Ribeira do Amparo, historicamente esquecido e relegado a segundo plano. Da coordenadora aos alunos, o que se viu foi compromisso, seriedade e alegria de estar ali nos servindo. Ribeira do Amparo está grata à necessária e profícua intervenção da Universidade na sua realidade social.

No entanto, não podemos deixar de lamentar a falta de apoio aos mesmos, tendo até repercussão na câmara de vereadores. Segundo os integrantes da comitiva, faltou de organização e disposição por parte do poder público, o que terminou gerando um trabalho bonito, mas que poderia ter sido mais abrangente.

Que fique a lição para a nossa comunidade como um todo, que tende a "assistir" passivamente as coisas acontecerem. Por exemplo, os universitários ficaram encantandos com o projeto do Ballet Corrupio, ao mesmo tempo em que lastimaram o seu fim. Por que as coisas não vão pra frente na nossa cidade? Nós somos os responsáveis por ela, não podemos esquecer.

Parabéns a todos que fizeram parte deste lindo trabalho, e que ele dê lindos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!