quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ALUNA POETA

.
“NÃO SABIA QUE ERA IMPOSSÍVEL, FOI LÁ E FEZ”
.
Blog de Ribeira Revela Talento Literário
.
Ela sempre senta no fundo da sala. Quieta, e com olhos atentos, ouve tudo. Um dia os colegas disseram que ela escrevia, e perguntei se poderia me mostrar sua arte. Ela disse que sempre teve vontade de mostrar, mas tinha receio. Imaginou que de alguma forma não pudesse ter a reação esperada, e com isso frustrar-se. Ainda com um certo receio me trouxe, já no dia seguinte, alguns dos seus textos.

Quão surpreendente é o ser humano!

Ali, no fundo da sala. Ali, distante da realidade educacional que se considera minimamente ideal, uma artista. Requinte na linguagem, nas imagens poéticas, na profundidade das percepções e sentimentos.

O seu sonho é ser escritora. Tem certeza do que deseja, mesmo quando todos acham ser um delírio de uma jovem, cujo contexto seria a material impossibilidade da sua arte. Em Ribeira do Amparo, analfabetismo, sistema educacional precário, nenhuma biblioteca funcionando, quiçá um cinema, teatro, é a realidade.

Mas eis a graça, em todos os sentidos, já que os milagres são frutos do impossível!... Nasceu nesta realidade, a nossa artista.

Com imensa honra e prazer, vos apresento, através da sua linda poesia abaixo transcrita, minha aluna e escritora de Ribeira do Amparo: REJANE SANTOS.


LABIRINTO
.
Procurei minha identidade
Não sei onde a perdi
Acho que foi nos vendavais
Da vida que estupidamente vivi
.
Até hoje me procuro
Mas não consigo encontrar-me
Sinto-me dentro de um labirinto
Onde eu mesma devo achar-me
.
Às vezes acho que encontrei-me
Que posso me identificar
Mas deparo-me com sentimentos
Que nem eu mesma sei explicar
 .
Quem me dera encontrar-me
Entender minha missão
Mas enquanto isso não chega
Vou vivendo essa ilusão.
.
Pergunto-me, afinal, quem sou?
.

UM POUCO MAIS SOBRE REJANE
.
REJANE DE JESUS SANTOS (foto acima), tem 22 anos, nasceu e mora na Fazenda Pimentel com os seus pais, e a filha Monick de 2 anos. Sua família é de origem “humilde”, como se diz em Ribeira. Rejane está cursando o 2º Ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Josefa Soares de Oliveira.

O seu maior sonhos é fazer Licenciatura em Letras, tornar-se uma escritora profissional. Segundo ela: “desejo ser escritora para mostrar quem sou, o que penso e sinto, tendo como filosofia de vida: um sonho aceso em meio a uma realidade sombria”.

Além de viver numa comunidade carente, Rejane sente que o fato de ter uma filha e criá-la sozinha com o apoio dos pais, faz dela um alvo de preconceitos. Rejane escreve também em prosa, e peças de teatros para a sua comunidade.

Professora Daiane Oliveira

2 comentários:

  1. Meu cordial cumprimento a professora que matém esse site onde consigo matar um pouco da saudade que sinto de Ribeira do Amparo. Terra que aprendi a amar e respeitar e que permeia os meus pensamentos e melhores lembranças das minhas andanças pelos municípios baianos.

    Voltando ao comentário quero dizer que a Rejane é um achado! É a prova viva que a essência humana independe de localização geográfica e posição social. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de parabenizar a Rejane,e dizer que apesar dos desafios que você vai encontrar não desista, procure batalhar até os seus sonhos se realizarem e eu sei que vai conseguir.

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!