sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Da série; Coisas de Ribeira do Amparo

COMO RABO DE BESTA

Há uma crendice entre os habitantes de Ribeira do Amparo, segundo a qual certa feita um religioso revoltado com o desrespeito de algumas pessoas barulhentas e festeiras para com a sua celebração, teria jogado uma praga que definiria a partir de então o futuro da nossa cidade. De acordo com a história, teria dito este padre: RIBEIRA DO AMPARO HÁ DE CRESCER COMO RABO DE BESTA, SEMPRE PARA BAIXO.

Longe de acreditar no poder de qualquer malignidade como esta, não deixa de ser irônico que em diversos aspectos, o nosso município parece mesmo estar aprisionado nesta lógica cruel, onde o atraso, a ignorância, a má vontade, o descaso, a irresponsabilidade predominam.

É com um misto de indignação e tristeza que Ribeira precisa saber que perdemos um projeto de intervenção Educacional e Cultural de grande porte, a ser feito em Julho de 2011, por uma das maiores instituições educacionais do mundo, gratuitamente, POR ABSOLUTA NEGLIGÊNCIA DO PODER PÚBLICO LOCAL.

A Instituição entrou em contato com a Secretaria da Educação ainda este ano, para que se assinasse o contrato entre as partes. A Prefeitura ficaria responsável por dar a hospedagem (que poderia ser nas escolas), alimentação, e ceder as salas, alunos, professores e funcionários durante 3 dias para diversos cursos certificados, com material, professores e transporte sob responsabilidade da própria instituição.

Ribeira do Amparo detém índices educacionais alarmantes, nenhuma opção de aperfeiçoamento profissional pública, nenhuma ação cultural ofertada pelo poder público, nenhum projeto educacional de verdade que dê conta desta complexidade, e se acha no direito de negar uma oferta tão importante quanto esta, que envolve formação, troca, conhecimento, aprendizagem nos mais diversos níveis.

COMO RABO DE BESTA, só pode ser. É inadmissível que os profissionais que lidam com aspecto tão importante da nossa realidade sejam de tal maneira insensíveis, obtusos, a ponto de jogar no lixo aquilo que seria para o bem de todos. Enquanto isso,  este projeto já foi cedido a outra cidade, que receberá grata e de braços abertos o que era para ser nosso. 

O que fazer diante disso? Realmente só os ribeirenses conscientes e  organizados para não permitir que coisas assim aconteçam.

Da minha parte ficou o apelo quase desesperado para que as coisas acontecessem. Fui até a Secretária da Educação por duas vezes, entrei em contato com a Instituição em Salvador outras tantas, pedindo mais prazo para quem sabe convencer, esperar um milagre. 

Perdi. Perdemos. Será que sempre perderemos desta forma?

Abaixo reproduzo uma das mensagens que enviei para o Coordenador do Projeto em Salvador, pessoa atenciosa, educada, preparada, que muito quis a realização desta intervenção em Ribeira, mas que pouco teve como fazer para dar certo:

Caro B****,
 
Primeiro agradeço a sua atenção e consideração para comigo, dentro do processo de organização da Missão.
 
Foi com tristeza, mas não com surpresa, que recebi a sua ligação (dizendo da desistência de Ribeira). Ao longo dos meus anos de dedicação solitária à minha terra é recorrente o sentimento de frustração, mesmo que consiga respirar e seguir adiante tentanto fazer algo que venha a ajudar, de alguma forma, nossa realidade tão sofrida.
 
Me sinto impotente neste momento. Sei da complexidade da Missão, e da necessidade do contato com a Prefeitura, mas se pudesse diria que não desistisse(...)
 
Tenho certeza que os obstáculos, como já disse, são a confirmação de que Ribeira do Amparo precisa da Missão ******, pois vive anônima e relegada ao conveniente mar de ignorância, guiados historicamente pela cegueira existencial dos que sobrevivem da miséria alheia.
 
Resiliente, de antemão agradeço por tudo, independente do que venha a ser, já foi.
 
Abraços carinhosos,
 
Professora Daiane Oliveira
Ribeirense e Guardadora de Utopias
www.diariosdeumaeducadora.blogspot.com

Espero que um dia Ribeira do Amparo venha a ser uma terra em que as pessoas vivam em harmonia, em que as oportunidades existam para todos, uma terra em que a Educação seja prioridade absoluta, em que não se veja a Prefeitura como a provedora das ganâncias dos políticos, onde a cultura seja valorizada, o esporte seja destaque, e todos possam ser felizes.  Porque até agora só temos a lamentar e sentir vergonha por aqueles que escolhemos para serem responsáveis pelas nossas vidas.

Acorda Ribeira do Amparo, reaja, acredite, vá além!... Não permita que o nosso futuro esteja ligado a um rabo de besta, por deixarem estes políticos nos fazerem de besta. O futuro precisa estar nas nossas mãos. E está.

Um comentário:

  1. Dai, não há como trabalhar em prol do coletivo quando os interesses são individuais. É triste ler esse post, é triste saber que isso ainda acontece em Ribeira. Mas não desista, não pare de crer! Bjo

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!