segunda-feira, 7 de setembro de 2009

QUEM É O DONO DA BOLA?
.
A REGRA É CLARA, time de futebol em Ribeira do Amparo só participa do campeonato se os poderosos do momento permitirem. Óbvio que o conhecido ex-árbitro e comentarista esportivo Arnaldo César Coelho não conhece esta regra, POIS NÃO É UMA REGRA VÁLIDA, só em Ribeira do Amparo, onde a Democracia parece ser um conceito desconhecido por quem a governa.
Prestes a ser lançado o campeonato municipal 2009, o que seria uma boa notícia, o time campeão em 3 de 5 campeonatos realizados na nossa cidade recebe a notícia de que não poderá participar. Por quê? Essa é a pergunta maior.
O Arara, como é conhecido o time mais popular e com maior número de títulos de Ribeira foi preterido arbitrariamente. O Arara foi criado e é organizado por Cebero, um dos nomes mais importantes do futebol ribeirenses.
.
Excelente jogador, organizador de torneios e campeonatos, apaixonado pelo futebol, e pelo futebol da sua terra em especial, Cebero sempre foi uma das pessoas que fez o que o poder público quase nunca faz aqui em Ribeira: incentivar o esporte. Mesmo sem recursos para tanto, Cebero corre atrás e faz o nosso esporte crescer.
Qual seria o grande pecado do Arara, então? Teria algo a ver com a liderança de Cebero(na imagem ao lado), cidadão independente? Preferimos acreditar não ser isto. O problema é quem poderá nos ajudar a combater atitudes reacionárias deste tipo?
Inclusive casos como estes, apesar de vergonhosos, não são tão incomuns assim na História. Quem não lembra de Hitler tentando proibir atletas negros e judeus de participarem dos Jogos Olímpicos na Alemanha, em 1935? Hitler se considerava superior e não permitiria “raças inferiores” competindo.
Pois foi exatamente lá que o atleta negro dos EUA, Jesse Owens, brilhou com 4 medalhas de ouro, "obrigando" Hitler a sair do estádio para não cumprimentar os vencedores. Neste caso, pegar na mão do grande atleta negro, prova inconteste de que não existem raças superiores.
E agora, Ribeira do Amparo? Estamos do lado de Hitler ou de Jesse Owens? (imagem à esquerda) Que todos possam competir e que vença o melhor! Essa é a regra essencial do esporte, da democracia, do Fair Play (jogo limpo) defendido pela FIFA dentro e fora dos gramados.
Afinal não estamos falando daquele tipo de jogo em que o menino que é dono da bola manda, só por ser dono da bola. Aqui a bola é de todos, é pública.
.
Não precisa colocar o Arara em extinção, só pra dizer que é bão. Quem ganhar que ganhe no campo, e não no tapetão.

Matéria Solicitada Pela Equipe Arara
Professora Daiane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!