domingo, 18 de outubro de 2009


JOVENS RETIRANTES
Em Ribeira do Amparo os jovens sentem-se obrigados a emigrar para outras cidades: inúmeras vezes para São Paulo. Tudo isso devido a falta de oportunidades para a juventude neste município.
Ao longo dos anos percebemos vários jovens ribeirenses, que ao concluírem o Ensino Médio saem em busca de emprego e tentar fazer a vida, alcançar êxito, mas longe dos seus familiares e amigos. Alguns nem chegam a concluir os estudos e já estão pensando em viajar, pois aqui as condições de formados e não formados são as mesmas.
Os nossos governantes não oferecem nenhum curso profissionalizante, não investem na geração de empregos, não possuem nenhum projeto sócio-cultural próprio e os que tem do governo estadual ou federal carecem de maior apoio do município, e acima de tudo não incentivam aos jovens cursarem uma faculdade.

Se aqui não temos emprego e somos uma cidade cuja maioria dos habitantes é carente, como poderemos cursar uma Universidade, sem este apoio?
Então a única saída para os jovens ribeirenses é tentar fazer uma vida melhor em outras cidades.
Equipe 01 – Terceiro Ano B
NOTA
Há muito tempo os números da nossa população permanecem quase inalterados, na casa dos 14 mil habitantes. Um dos fatores explicativos é que praticamente não temos juventude ficando na nossa terra. Invariavelmente partem para tentar a sorte em outras paragens, pois a sua terra natal não lhe da oportunidades, inclusive temos casos de famílias inteiras transplantadas para outros lugares.
Poderíamos criar ações simples, mas que carecem da participação efetiva do Poder Público, para resolver este problema. Pois como bem colocado pela matéria acima, a nossa terra é composta na sua maioria por pessoas carentes!
O que custa para uma Prefeitura alugar uma casa para incentivar a entrada dos nossos alunos na Universidade? Poderíamos ter uma em Paripiranga para a AGES, uma em Feira para a UEFS, transporte gratuito para a FARRP, além de amparar muitos dos seus filhos, Ribeira poderia incentivar aos jovens que hoje se encontram desanimados com relação aos estudos.

Medidas simples, inteligentes e eficientes. Precisamos conter a sangria que leva a juventude para gerar riquezas em outros lugares, e para estes lugares. Ribeira é uma terra rica, com potencial econômico, esportivo e cultural forte.

Do ponto de vista econômico, temos caju, terreno propício a fruticultura irrigada, temos água, temos feijão, milho, temos mel, temos tudo, mas temos também o pior: quem não sabe ou não quer usar isso para o bem de todos, ou grande parte dos nossos políticos. Povo independente é perigoso, na cabeça de pessoas assim!
Fica aqui o lamento, a denúncia, e o pedido para que façamos algo para mudar isso.
Professora Daiane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!