quarta-feira, 30 de junho de 2010

Da série, Educação: Cartilha de Ignorância
















COMO ANDA A NOSSA EDUCAÇÃO?

Como anda a Educação da nossa região? Como é tratada? Quais os projetos, as metas, as idéias que estão sendo elaboradas/implementadas pelas Prefeituras? Há valorização dos profissionais da área? Os políticos sabem ou se preocupam com tudo isso?



Uma Educação de qualidade é direito de todos e um dever do Estado, como reza a nossa Constituição.  É ela um dos principais fatores que promovem a Cidadania, e é através dela que temos consciência dos nossos direitos e deveres, que nos capacitamos para o mundo do trabalho, que penetramos ainda mais nos mistérios da existência. 

Porém, na prática, a Educação é abandonada pelos gestores insensíveis ou ignorantes da sua importância. Na prática a Educação é abandonada pelos legislativos, mais preocupados em angariar migalhas para o seu clientelismo barato. Na prática, a sociedade como um todo é invariavelmente omissa para com a Educação.

Sendo assim, as respostas para as perguntas iniciais se resumem a um triste NÃO ou NADA!

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - dos nossos municípios é pífio, vergonhoso, revelador do quão inoperantes e incompetentes são aqueles que escolhemos para cuidarem do nosso futuro... Pois os índices não reprovam os nossos alunos, reprovam a maior parte dos nossos políticos.


Nenhuma das cidades abaixo relacionadas sequer chegou a média municipal, estadual ou federal das escolas escolas brasileiras, demonstrada na primeira tabela a seguir. Pelo contrário, todas elas seguem harmoniosamente a mesma "Cartilha de Ignorância"... Ou o caminho da Deseducação, das portas fechadas para a infância e a juventude, do ataque à Cidadania. 

Diante disso, é urgente uma pressão para que possamos mudar esse quadro. No entanto, antes de qualquer ação, é importante a conscientização de todos nós. 


Portanto, observem atentamente os dados a seguir:


O que mais impressiona nos índices de Ribeira, é que estamos conseguindo involuir! E a tendência, pelo menos no que diz respeito ao caos político posterior a 2007, com entradas e saídas no executivo, é que se mantenham estes números ou que piorem ainda mais.

No caso de Pombal, referência econômica, cidade-pólo da nossa região, percebemos que a Educação também não recebe o tratamento devido, já que os índices não destoam positivamente das demais, também carecem de melhorias consideráveis.


Cipó cujo governo é o "queridinho" dos governos estadual e federal, apesar do viés dito popular do seu governo, não consegue ser destaque no quesito educação, também abaixo de qualquer média. 

Nova Soure parece ter o melhor índice, dentre as cidades da região, no entanto precisaríamos ver sobre o Fundamental II para termos uma visão de regularidade sobre a possível melhoria. Mesmo assim ainda seria bem abaixo dos considerados números ideais, ou próximos das escolas particulares, que orbitam em torno de 6,0.  

Heliopólis também não consegue ir além da realidade comum da região. 

Nota 10 às avessas para os políticos que estudam na Cartilha de Ignorância, os dados mostram que estão cumprindo com louvor as suas lições, e exatamente por isso continuarão recebendo aplausos e votos, pois disseminam a incapacidade de mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!