quarta-feira, 16 de junho de 2010

TALENTOS RIBEIRENSES

Ribeira é uma cidade repleta de talentos. Temos um artesanato belíssimo, temos poetas, temos repentistas, bandas de pífanos seculares, grupo de teatro... Uma veia artística que deveria ser mais bem explorada, mas que tende ao esquecimento ou a sobrevivência feita com extrema dificuldade, pela falta de apoio governamental, pois sabemos que a nossa cidade assim necessita.

Ao longo destes dez anos, em que comecei a sair de Ribeira para estudar e trabalhar, busco dar visibilidade e apoio (mesmo sem ter as condições materiais para fazê-lo da maneira que queria), a todos os meus conterrâneos fora e dentro daqui.

Longe de ser uma demagogia, estou falando de uma constatação da realidade... Afinal são 10 anos, não são meses ou dias.

No entanto, a razão desta matéria, além de falar do apoio zero dado a Cultura Ribeirense nesta e em quase todas as administrações anteriores, é apresentar para vocês dois talentos ribeirenses que há muito pouco conheci. Os meninos da Baixa das Canas, uma das regiões mais carentes de Ribeira.

Só para estudar estes jovens andam mais ou menos uma hora para chegarem no local por onde passa o ônibus. Há quase dois anos se encantaram por um dos instrumentos mais típicos do Nordeste, a Sanfona. Os dois aprenderam a tocar sozinhos, auxiliados pelo talento nato, e merecem todo reconhecimento e apoio para que possam crescer.

Num país que vê a sua juventude muitas vezes em caminhosos tortuosos, estes jovens ainda sétima série, buscam conhecimento e aperfeiçoamento musical.

Viva a cultura Ribeirense!

Confiram aí embaixo o vídeo com uma palhinha do potencial magnífico da nossa terra.



Quinta e sexta estou os aguardando, eles terão a oportunidade de tocar e conhecer Salvador. Não só eles como a Banda Pífanos de Ribeira animarão o Forró do Colégio Marista.

Professora Daiane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!