quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SANTA OBRA?


É uma tendência mundial a preservação do patrimônio histórico. O patrimônio, seja ele material ou imaterial, é o depositários da memória de um povo, aquilo que marca, caracteriza, fala sobre as suas trajetórias de vida, ajuda a estabelecer identidades e vínculos.

É por isso que atualmente existem ações legais específicas no sentido da preservação, do cuidado, assim como da manutenção da originalidade das edificações ou fenômenos ligados às diversas culturas.

De encontro a isso,  uma obra vem chamando atenção em Ribeira, assim como dividindo opiniões. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo vem passando por uma obra de ampliação, que além de alterar peculiaridades históricas, ainda se prolonga por uma rua até se conectar à praça da prefeitura,  transformando o aspecto de um dos lugares mais aprazíveis da nossa cidade.


(antes da modificação)





Seria mesmo tal obra extremamente necessária, que justificasse alterar uma construção secular e ainda impactar numa das poucas praças que temos? A casa paroquial de Ribeira é uma das maiores da Região, e fica nos arredores da Igreja. Não serviria?

A resposta é incerta. Mas fica a lição para ficarmos mais atentos com essas questões, para que no futuro não lamentemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!