domingo, 27 de fevereiro de 2011

TIROS NA SEGURANÇA PÚBLICA


A Segurança Pública na Bahia é um dos pontos críticos, quando se trata dos problemas que marcam o nosso estado. Sentimos isso no clima de insegurança crescente que toma conta das nossas cidades. Parece haver menos policiais que bandidos, e estes cada vez mais ganham terreno, dada a ineficácia ou até mesmo inexistência de estratégias de ações de controle, por parte daqueles que têm como atribuição garantir a segurança.

Como exemplo, temos os tiros ontem no povoado de Barrocas, que assustaram e ameaçaram quem estava participando de uma festa. Policiais foram solicitados, mas no momento dos tiros lá não mais estavam. No lugar deles, armados e perigosos, jovens que não vêem problema algum em transitar por aí armados, exatamente pela sensação de que não serão flagrados, punidos, enquadrados nos rigores da lei.

O presente conflito é mais um desdobramento das rixas que se disseminaram entre os jovens de Ribeira do Amparo. Brigas, juras de morte, armas, protagonistas de uma página triste e desnecessária da nossa história. Outra consequência disso é a desistência dos estudos por parte de alguns alunos do Ensino Médio, coagidos por rapazes da sede do município, quando precisam vir das suas comunidades para estudar, durante o ano letivo. Onde chegamos?

Esperamos que as autoridades competentes tomem pé da situação, que está de mal a pior. A sensação de impunidade, de descontrole, de violência, está tomando conta de Ribeira e algo precisa dar um freio a tudo isso, e quem tem competência para fazê-lo, certamente, é a polícia, deve ser a polícia, para que não entremos  novamente na época em que a "espada era a lei", agora sendo a lei, a bala. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!