(Foto de Março de 2011)
O RIO ESTÁ SECANDO
Hoje é o Dia Mundial da Água, mas será que no nosso município temos muito o que comemorar? Não, antes de pensarmos sobre um fenômeno até então inédito, que tem despertado a atenção de alguns ribeirenses. O rio que corta a sede do município, cuja nascente fica no povoado Fervente, aparenta estar secando. Segundo relato de um morador das imediações do povoado Avenida, nunca em 65 anos viu o rio deste jeito.
Tal fenômeno é estranho pois este rio não é de regime intermitente, ou seja, ele não seca em períodos de estiagem. Mas as imagens não deixam dúvida, de fato vemos que em determinados lugares resta apenas um filete d´água. Sempre presente nos momentos mais difíceis da história da cidade, que já enfrentou longos períodos sem chuva, a pouca quantidade de água nos leva a questionar: o que está acontecendo? A outra pergunta importante a ser feita é: quem poderá responder tal pergunta?
O silêncio predomina, enquanto cada vez menos água passa por debaixo da ponte, pelos brejos, levando consigo, se assim continuar, uma das atividades que proporcionam o sustento para muitas famílias. É hora de parar para pensar, buscar respostas científicas para o que está acontecendo. Logo abaixo, foto tirada em 2009 para uma matéria deste blog, seguida de outra tirada do mesmo local, em 2011, numa drástica mudança do volume de água.
Vamos continuar esperando de braços cruzados, sem nada fazer para impedir danos piores ao meio ambiente, e ao meio de vida que é a água? Cadê as autoridades competentes para cuidar desta situação? Os políticos que são pagos para zelar pelo município precisam de maneira urgente elucidar e resolver a questão. Vamos ficar atentos e fazer as devidas cobranças. Cidadania é isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação!