TODOS PELA INFORMAÇÃO
O papel da mídia virtual na nossa região, limites e possibilidades.
A internet é uma rede, e como tal propicia um fluxo interativo de informações, representando um verdadeiro fenômeno na história da humanidade. Nunca, como agora, houve a possibilidade de uma quantidade tão grande e relativamente livre de troca de informações, em qualquer lugar do planeta. Já se observou, inclusive, que os movimentos sociais da atualidade estão tendo como ponto de partida a internet, através das chamadas redes sociais. Na nossa região, também uma interessante rede de informações foi e está sendo estabelecida, cabendo algumas reflexões.
Os sites e blogs da nossa região efetuam um papel muito importante na divulgação de notícias, e na disseminação de uma consciência mais reflexiva por parte dos seus habitantes. Mesmo que alguns sejam mais sensacionalistas ou ligados a interesses políticos específicos, e efetivamente só publiquem coisas que lhes tragam alguma espécie de ganho, o fato é que juntos cumprimos um papel histórico, assim como está acontecendo com os movimentos mundiais.
Neste contexto, o espaço pioneiro e um dos mais democráticos é o do jornalista Joilson Costa, de Ribeira do Pombal. Com uma larga experiência, o seu blog aglutina as matérias veiculadas em diversos outros sites e blogs, e por tudo isso é um dos mais acessados, com larga credibilidade. Além dele, temos blogs e sites em Jeremoabo, Cipó, Heliópolis, Banzaê, Adustina, etc., permitindo informação, interatividade e reflexão.
Cientes do nosso papel precisamos de cada vez mais interatividade nos nossos espaços, entre os nossos espaços. Quem sabe está na hora do encontro dos blogueiros da região? Recentemente o então presidente Lula se encontrou com blogueiros de renome nacional, demonstrando a importância dos mesmos na cena política brasileira. Fica a dica, quem sabe semente para um Fórum sobre as nossas experiências, desafios, possibilidades. Enquanto isso, vamos continuar o nosso valoroso ofício, ainda em construção, e eterna busca pela coerência, ética, e exercício da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação!