POR UMA NOVA RIBEIRA
Como é comum, começam a desentocar os possíveis candidatos e candidatas, para as eleições de 2012. De acordo com o blog de Joilson Costa, de Ribeira do Pombal, as movimentações já sinalizam o possível horizonte eleitoral. De um lado, o ex-prefeito Marcello Britto trabalhando o nome da sua esposa, como candidata a prefeita. Do outro lado, Manoel do Pio, caminhando para o PT. Alguns dizem ser um dos seus secretários o nome apoiado por ele.
Outros nomes certamente irão se colocar, nem que seja para barganhar algum doce financeiro ou cargo, antes e depois do pleito.
O que é melhor para Ribeira? Quem vai ocupar a cadeira da tão sofrida prefeitura municipal? Só as urnas dirão. O problema é que até hoje elas só tenham dito a mesma coisa, não conseguindo trazer nada para uma Ribeira mais próspera para os seus filhos e filhas.
Infelizmente as eleições ainda são marcadas pelo voto controlado por "chefes" políticos, que na maior parte das vezes conseguem apoio da população por mantê-la sempre na perversa lógica do clientelismo. Deixam o município abandonado, carente, e assim conservam a possibilidade de explorar o povo, fornecendo remédios, e até mesmo alimentos, em troca de votos. Vivem disso, só sabem fazer isso.
Mais que nomes, esperamos uma eleição pautada pelo verdadeiro debate sobre a coisa pública, sobre os destinos da nossa cidade, sobre a possibilidade de se enxergar vidas ao invés de verbas, vidas que precisam ser cuidadas. O nosso povo nunca foi protegido, vive uma educação sem projetos, uma saúde sem condições dignas de atendimento, uma economia que transita entre a produção para subsistência, e uma grande empresa que explora absurdamente as pessoas, até chegar numa prefeitura enxertada de forasteiros.
Dizem ser 2012 o ano do fim do mundo. Esperamos que não seja o fim do mundo, e sim o começo de um novo mundo, e quem sabe de uma nova Ribeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação!