sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sociedade

Seres humanos ou Zumbis?

Mesmo concluindo o 2º grau do Ensino Médio, jovens ficam sem perspectiva de construir um futuro melhor em sua cidade, Ribeira do Amparo e se arriscam fora dela. 

Sem saber o que realmente irão fazer e sem saber o que os esperam lá fora, cerca de 150 jovens, concluíram os estudos no colégio Josefa Soares de Oliveira, único no município que dispõe do chamado 2º grau. 

E AGORA? Essa é pergunta que a maioria está fazendo, pois não há condição financeira para continuar os estudos em outra cidade, e o município não possui uma universidade. Já os que não pretendem fazer uma faculdade agora, pois primeiro querem entrar no mercado de trabalho, estão desesperados pois o município é escasso de empregos e de projetos para ampará-los. 

Sem ver possibilidade de um futuro melhor, os jovens se arriscam em lugares diversos, com a intenção de lá construírem um futuro financeiramente melhor. Só no ano passado dezenas de jovens dos povoados e da sede viajaram sem pretensão de volta, e o mesmo pode acontecer ainda esse ano ou no começo do próximo. 

“Eu vou ficar aqui para quê? Aqui não tem oportunidade de emprego, não tem uma universidade e nem sequer cursos, mesmo que sejam pagos. Sendo assim, o melhor a fazer é tentar realizar meus sonhos e tentar construir uma perspectiva de vida financeiramente melhor em outro lugar, longe daqui, vai ser difícil confesso, deixar minha família meus amigos... mas tenho que ir.” Diz: Emocionada, uma das concluintes do Ensino Médio de 2011, Queila Raiane, já de passagem marcada para São Paulo. 

Infelizmente em Ribeira do Amparo não há projetos que despertem no jovem interesse, e a possibilidade de continuar no município, forçando sua saída para um lugar que nem o próprio sabe o que vai ser da sua vida. Porem não é só em Ribeira que acontece histórias iguais a essas, mas em praticamente todo o Brasil, e principalmente no interior.

Mas por que ainda acontece isso? Por que somos do interior? Por que fomos ensinados a pensar e agir de tal forma, que não somos capazes de realizar os nossos sonhos onde moramos?

Hoje o município de Ribeira do Amparo vive momentos de pura agitação em relação à politica, grupos partidários estão se formando, reuniões estão sendo feitas as escondidas, tudo para decidir quem será os novos vereadores e quem vai apoiar fulano de tal para ser o novo prefeito do município... Mas quem se importa com os jovens? Quem já se reuniu com um grupo de pessoas com o intuito de fazer melhorias para os jovens de Ribeira? Quem? 

E os jovens de Ribeira parecem está invisíveis, pois não os enxergam ou fingem que não, porém no dia 3 de outubro eles virão à tona e “receberão” o dom da ressuscitação, mas é claro que só receberão esse dom se com eles estiver o comprovante da sua existência e não é necessária sua formação, conhecendo os números já basta. Mas ao término desse dia, eles viram Zumbis e ficam perambulando ate encontrar uma passagem para “outro mundo”. 

Simplesmente aceitamos tudo sem questionar e infelizmente estamos sujeitos a tudo, mas que neste “tudo” que está por vir, exista um pouco de esperança para todos os seres, incluindo os Zumbis. 

Por: Michele Menezes (Formanda 2011, do Colégio Josefa Soares, em Ribeira do Amparo)

Um comentário:

  1. oi meu nome é jose milton, estudei no colegio josefa soares, terminei o 2° gral em dezembro de 2010, e um mes depois ja vim para são paulo em busca de trabalho, pois ai não tinha oportunidade para mim profissionalizar em algo, e hoje graças a essa escolar e os maravilhosos professores que me ensinaram bastante, estou trabalhando a um ano em são paulo, ja vir varios amigos que estudaram comigo aqui em são paulo.
    espero que um dia possa olhar esse blog e ver tudo ao contrario, ver que a bahia esta em desemvolvimento,empresas estejam dando oportunidade para esses jovens, e que eles não se aventure nesse mundão de meu deus, que avida aqui não é facil, ai nos vivemos e aqui mos lutamos para sobreviver cada dia que passa...
    muito obrigado.....

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!