quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Política


O VOTO RAIVOSO 

Uma característica interessante que marca o período eleitoral, em Ribeira do Amparo, e também presente em parte da nossa região, é aquilo que chamaria de “voto raivoso”. Ou seja, quando estamos cansados dos desmandos e negligências do prefeito Fulano, votamos no candidato Cicrano. Então Cicrano é eleito, e faz as mesmas coisas ruins que Fulano, ou pior. Dai ficamos com raiva de Cicrano, e votamos novamente em Fulano, que torna a fazer as mesmas coisas ruins. 

E assim vamos levando, a cada quatro anos, elegendo e reelegendo as mesmas pessoas, sempre porque estamos com raiva de um ou de outro. Renovação? Quase nunca permitimos isso, e quando abrimos espaço para um Beltrano, certamente é pelo fato de este ser colocado por Fulano ou Cicrano. 

Parece confuso, mas é bastante simples, e até revolucionário: pare de votar porque está com raiva, e comece a votar porque acredita que está votando em alguém que vale a pena. Não devemos pautar as nossas escolhas na emoção, mas sim na razão, analisando a trajetória de vida das pessoas, as suas propostas, e não as aparências e as velhas raposas viciadas das políticas locais. 

Enquanto mantivermos o voto raivoso, emocional, vamos continuar depositando nas urnas um futuro ruim para as nossas localidades. Sejamos mais criteriosos, mais críticos e inteligentes nas nossas opções, porque são elas que determinam a nossa qualidade de vida, a nossa dignidade, as nossas oportunidades, delas resultam o tipo de educação que teremos, o tipo saúde que teremos, etc. 

Sendo assim, opte por aprender a escolher. Fulanos, Cicranos e Beltranos adoram que a gente continue agindo por raiva, impulsivamente, sem enxergar a realidade que virá depois, recheada por milhões em dinheiro público, transformados em apartamentos, casas, lojas e carros particulares, ao irem direto para os seus bolsos.

Um comentário:

Agradecemos a sua participação!