sexta-feira, 23 de março de 2012

Sociedade

A VIDA NA LOCALIDADE PAU DE RATO

O nosso lugar não é tão bom para se viver, com a seca, os animais estão morrendo, as árvores estão secando. Em algumas casas não tem energia e nem água encanada, a diversão é jogar bola de vez em quando, ou ir a algum barzinho ou visitar os colegas. Mas na verdade sobra pouco tempo para essas coisas e para os estudos, porque temos que carregar água em baldes ou com cavalos, para nos abastecer, cozinhar, beber, tomar banho, etc.


O nosso lugar foi esquecido pelos prefeitos. Nós nos sentimos muito tristes, pois quando alguém vem nos visitar diz que o nosso lugar é ruim, pelas coisas que já citamos acima. Além disso, não temos posto de saúde, temos que ir no povoado vizinho, mas não temos transporte para ir, e é muito difícil conseguir um transporte público. Temos que colocar os pobres animais na carroça novamente, mesmo lamentando fazer isso.


O nosso ganha pão é às vezes tecer uma rede ou um tapete, ou trabalhar nas roças quando chove, o que não costuma acontecer com freqüência e regularidade. Quando planta a terra não da muito lucro, plantamos milho, feijão e mandioca.

O Bolsa Família ajuda um pouco mas não é o suficiente, pois nossas famílias são grandes. Para cozinhar é fogão de lenha, porque não é fácil comprar um botijão de gás. Temos que ir para o mato quebrar lenha no sol quente e geralmente trazemos na cabeça. Viver aqui é um desafio.

Colégio Estadual Josefa Soares
1º Ano C - Equipe 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!