Fundada em 17 de outubro de 1983, a Itaueira Agropecuária S.A. iniciou sua história com a aquisição de terras do Governo do Estado do Piauí no município de Canto do Buriti, em 1980. A Ituaeira direcionou seus esforços para a produção de frutas tropicais de qualidade superior e comercializa atualmente seus produtos, em todo o Brasil, Europa e América do Norte.
Em Ribeira do Amparo produz melão, abacaxi, e testes para outras frutas estão em andamento.
· Melão Amarelo in natura, resfriado, com certificações GlobalGAP pela Primus Laboratório e produção integrada pelo Inmetro.
· Abacaxi Pérola in natura, resfriado.
Com equipes profissionais altamente qualificadas, experientes em cada uma das suas culturas produzidas e comercializadas, que permanecem em constante treinamento interno, a Itaueira garante o rigor em seus controles de qualidade, saúde e segurança, acompanhando cada semente, até que o seu fruto chegue ao consumidor final.
A empresa vem desenvolvendo parcerias com vários institutos de pesquisa e organizando o seu próprio sistema de tratos culturais que incluem novas técnicas de manejo no preparo do solo, plantio, sistema de irrigação, e ferti-irrigação, colheita e pós-colheita, adotando sempre que possível a mecanização agrícola.
Todas as frutas comercializadas pela Itaueira são de produção própria.
No Brasil, a Itaueira participa da Feira Anual promovida pela APAS – Associação Paulista de Supermercados, e desde 2005, da Frutal, em Fortaleza. A Itaueira tem participado, desde 2005, da Feira Internacional de Frutas – Fruitlogistica, em Berlim, e desde 2008 da PMA – Fresh Summit, nos Estados Unidos.
ITAUEIRA E RIBEIRA
Apesar da empresa Itaueira trazer emprego para Ribeira, e com isso ajudar no crescimento da nossa cidade, por outro lado não estamos tão felizes assim com a sua presença. Afinal, sabemos o que pode acontecer com o tempo aos nossos solos, por exemplo? A nossa água? É claro que os nossos lençóis freáticos e solos podem ser prejudicados.
Daqui a algum tempo o que estaremos utilizando da água de onde tiramos o que temos? Quem sabe a atuação da Itaueira pode poluir ou secar os nossos rios? Quem sabe contaminar ou desertificar os nossos solos? Existem muitos poços artesianos cavados pela própria empresa, para fazer a irrigação das frutas e produtos químicos sendo aplicados.
São questões importantes que devemos ficar atentos, vendo os dois lados da moeda, e se a Itaueira é um projeto cujo propósito rima realmente com a nossa Ribeira, ou se apenas somos foneticamente parecidos.
Equipe 02, Terceiro Ano C
Além da relevante questão ambiental abordada acima pela equipe, é importantíssimo que estejamos atentos às questões sociais, dos trabalhadores que emprestam seu suor à empresa Itaueira. Há boatos de profissionais passando mal por causa da manipulação de pesados agrotóxicos, inclusive casos de desmaios, e também problemas na relação contratual, pois dizem que depois de 11 meses alguns deles são colocados para fora da empresa sem direito a seguro desemprego, baseado numa tal cláusula contratual. Estamos de olho e querendo construir uma relação mais justa, para ambos os lados, sempre. (Profa. Daiane Oliveira)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação!