VITÓRIA SALARIAL DO SISPRA
Numa aula com a Professora Doutora Márcia Macêdo, da UFBA, falávamos sobre o espaço que teria sido cedido à mulher no Mercado de Trabalho, quando ela retrucou, dizendo: “cedido não, espaço CONQUISTADO”.
Observação importantíssima, e que se encaixa perfeitamente ao contexto do aumento salarial dos professores e professoras de Ribeira do Amparo, que não está sendo cedido, mas conquistado. Afinal se fosse tão de "bom grado" assim, esse aumento sairia desde o início do ano, ou a verba da Educação também estava com "inadimplência", como é a moda em Ribeira?
Claro que a verba destinada à Educação todos os meses estava na conta da Prefeitura, não podemos tratar as pessoas como se fossem ingênuas, como fazem os políticos.
Atualmente um dos movimentos mais organizados, de trabalhadores da região, sem dúvida, é o movimento de Ribeira do Amparo, com o SISPRA - Sindicato dos Servidores Públicos de Ribeira do Amparo – tendo à frente a Professora Lucivan, e Caguinho.
Foram meses de mobilização, e até mesmo uma paralisação preventiva das aulas aconteceu, no sentido de pressionar à Prefeitura Municipal pelo aumento prometido pelo atual Prefeito, ainda na Jornada Pedagógica, e que não vinha sendo cumprido. Mais de uma vez pudemos assistir professores e professoras, com mais alguns outros servidores, se colocarem na porta da Prefeitura, para exigir os seus direitos, e agora sim, estão prestes a conseguir uma parte deles.
É claro que o Prefeito merece parabéns pela iniciativa, pois entendeu que a reivindicação era justa e legitima. Segundo o site de Joilson Costa, “na proposta encaminhada para apreciação do Poder Legislativo, os diversos níveis dos salários variam de R$ 700,48 (setecentos reais e quarenta e oito centavos) para profissionais que cumpram carga horária de 20 horas a R$ 1.922,21 (mil novecentos e vinte e dois reais e vinte um centavos) para aqueles com carga horária de 40 horas e atendam a outras especificações profissionais exigidas no plano salarial”.
Não podemos esquecer, no entanto, que um dos pontos levantados pelos professores e Sindicato é que o aumento não poderia se restringir aos professores, apenas, mas a todas as categorias. Será que já houve ou há um movimento neste sentido? Se não há, por que não contemplar as demais categorias?
Talvez os educadores ribeirenses tenham chegado a um nível de conscientização e organização, que deixa qualquer político com receio de não atendê-los. O lado bom disso é que os nossos educadores não esqueceram as demais categorias, como garis, serviços gerais, e usam esta força positiva para que haja igualdade quando se trata dos benefícios ao trabalhador municipal.
Parabéns ao SISPRA, aos professores, ao Prefeito Manoel do Pio. Esse é o caminho! Se começamos como cidade a entender isso, não devemos parar por ai. E que venha o aumento para todos!
Professora Daiane Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação!