Dizem que ninguém neste mundo é insubstituível, mas até hoje a única pessoa que demonstrou capacidade para gerir a saúde pública de Ribeira do Amparo, indiscutivelmente, foi Jorge. Cinco pessoas já se sucederam no cargo, de ex-vereadores a profissionais da saúde, e ninguém conseguiu dar conta da complexidade que esta área requer.
Estas pessoas poderiam até alegar falta de condição de trabalho, mas Jorge se sobressaia até mesmo quando elas não existiam. Fazia malabarismo, tinha carisma e “moral” com diversos profissionais, conseguia conciliar interesses, demover brigas, implantar projetos.
O que faz tamanho diferencial, então?
Jorge, mais conhecido como Galeguinho, é um dos filhos de uma numerosa família. Desde muito cedo começou a trabalhar vendendo geladinho, para ajudar nas despesas de casa. Era ele e o seu inseparável isopor branco. Depois passou para menor do Banco do Brasil, e lá ficou exercendo a função até os 18 anos. De tão competente, foi sendo mantido como estagiário neste mesmo banco, dada a diferença organizacional e no atendimento ao público que conseguiu imprimir, depois da sua chegada.
Desta forma, ser um excelente profissional, dedicado, perfeccionista, mais que qualquer outra vontade ou desejo, faz parte da sua pessoa.
É uma honra e alegria para Ribeira que haja a possibilidade de Jorge voltar a Secretaria de Saúde, pois é a população mais carente que vai ganhar com isso. Todos os agentes que estão parados, os PSFs que estão sem médicos, as viagens que estão caóticas, tudo isso entrará nos eixos a partir da sua chegada, com certeza, como sempre foi.
O que não da para compreender é que apesar de todos saberem disso, algumas pessoas estranhamente se manifestam contrárias a tal idéia. Discordar é da Democracia, mas neste caso é a única saída. Vidas estão em jogo! Precisamos deixar partidarismos de lado, quando nada constroem.
Sem contar que isso ainda prova, o que todos nós deveríamos saber e valorizar: Ribeira do Amparo tem pessoas competentíssimas, capazes de transformarem a realidade. Não deveríamos privilegiar tanto as pessoas de fora, cujo maior interesse na maioria das vezes é se beneficiar às nossas custas. Caso os políticos dessem mais valor a isso, a nossa terra seria outra.
É bom que tenhamos consciência que ser contra o retorno de Jorge à saúde de Ribeira hoje, é ser contra a saúde de Ribeira. Tomara que Jorge assuma logo a secretaria, pois nele Ribeira do Amparo confia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação!