domingo, 24 de abril de 2011

PROJETO AMIGOS DE RIBEIRA

OFICINA DE REDAÇÃO

Aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, a primeira etapa do Projeto Amigos de Ribeira. Nesta primeira etapa tivemos dois momentos de trabalho, com a professora Caren Costamilan, o primeiro direcionado aos interessados em fazer o ENEM 2011, o segundo para os professores e professoras, que lecionam no município.

A Oficina de Redação contou com a participação de 158 pessoas, de 14 a 62 anos, e versou sobre como fazer uma dissertação. A Professora Caren, além de vir gratuitamente ministrar a aula, preparou um material com o passo-a-passo, dicas, e propostas de redações, que foi entregue a todos/as que participaram. O Colégio Marista, de Salvador, forneceu o material, e a Igreja Assembléia de Deus gentilmente cedeu o seu espaço para acontecer a oficina.

(Professora Caren Costamilan)

(Atenção e caneta em punho para anotar as dicas)

Na dinâmica do encontro, a Professora Caren falou da importância do planejamento de texto, que é o "esqueleto" da redação, e solicitou a todos/as que fizessem o seu, naquele momento, a partir da escolha de um dos 3 temas, por ela sugeridos: Violência, Corrupção ou Copa do Mundo. Depois de fazer o planejamento, foi solicitado que os/as presentes escrevessem o parágrafo introdutório da redação. A professora se comprometeu em fazer as correções e dar o retorno, assim como em receber futuras redações para análise, mesmo estando em Salvador.

(Elaborando o planejamento de texto)

(Ajudando nas produções de texto)

(Recebendo as produções no final do encontro)

O grande número de participantes demonstra a vontade, na nossa cidade, de se continuar os estudos depois do Ensino Médio, de se fazer um curso superior, apesar do pouco incentivo que recebe a Educação, aqui e em outros lugares da Bahia e do Brasil. O importante, no entanto, é acreditar, aproveitar as oportunidades, e correr atrás dos sonhos, transformando-os em metas.

CURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

O Curso de Produção de Texto para os/as professores aconteceu no Colégio Estadual Tancredo Neves, apoiado pela Professora Osvaldina, e também foi ministrado pela Professora Caren, que se ocupou em fazer um interessante material para servir como guia do trabalho, incluído no kit que cada participante recebeu, ofertado pelo Colégio Marista, de Salvador.

(Professora Caren Costamilan)

Foram abertas 30 vagas, porém apenas 09 professores/as participaram do Curso de Produção de Texto. Mas os que lá estavam deixaram a professora encantada, com a criatividade na execução dos exercícios de produção de texto, a partir das Tipos e Gêneros Textuais, e com o nível das discussões suscitadas.


Numa das atividades, a professora Ana Rita serviu de cobaia, ao descrever objetos com os olhos fechados, estimulando a produção do chamado texto Descritivo. Depois de proceder a análise da escolha dos adjetivos, a professora Caren solicitou que estes mesmos adjetivos servissem para a produção de alguns gêneros textuais, demonstrando como montar situações, nas quais os textos emergem com maior significado, e até mesmo facilidade.

  (Professora Ana Rita descrevendo os objetos)

 (Professores Júnior e Farlei apresentando trabalho)


O curso transcorreu com êxito, produções criativas, debates inteligentes, e a vontade de que mais professores possam aderir a proposta, que nasce com o sentido de compartilhar experiências, e ampliar conhecimentos. 

Aproveito para agradecer a todos/as que tornaram esta iniciativa possível, especialmente a boa vontade e competência da Professora Caren Costamilan, a Professora Osvaldina e o Colégio Estadual Tancredo Neves, a Professora Verena e o Colégio Marista Salvador, a Igreja Assembléia de Deus, a Rádio Amparo FM, e a Rádio Pombal FM, na figura do Jornalista Joilson Costa.

O projeto prossegue, e em breve divulgaremos os próximos cursos, que acontecerão ainda em Maio deste ano, com mais algumas novidades.

Professora Daiane Oliveira

Um comentário:

Agradecemos a sua participação!