sábado, 29 de agosto de 2009


AMAR É UM ATO DE CORAGEM

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O Trabalho com os alunos e alunas do Colégio Estadual Josefa Soares de Oliveira, tem como um dos seus fundamentos o conceito de Educomunicação, a saber
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“Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social. Consiste, basicamente, em utilizar as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmas e para o mundo em que vivem.

O que torna peculiar a Educomunicação é que ela recupera e atualiza um dos temas mais dignificantes da nossa história: a co-gestão , isto é, a real possibilidade de uma outra forma de convivência social, fundada na valorização do indivíduo como sujeito, no respeito ao outro e na tomada conjunta de decisões.

Porque se trata de uma proposta de educação para a co-existência, os processos são mais importantes que os produtos. Cada grupo, de acordo com as suas necessidades e possibilidades, cria o que quer, o que pode e o que consegue. E é assim que precisa ser re-conhecido e respeitado.

Assim, a Educomunicação é, antes de tudo, uma forma de intervenção social.”

Além do conceito de Educomunicação, trabalhamos a partir dos postulados do grande educador brasileiro Paulo Freire que se indagava, dentre outras coisas, sobre: “A Máquina está a serviço de quem?”, falando acerca da utilidade do uso do computador. Ainda com Paulo Freire, primamos para que a Leitura de Mundo dos/as educandos/as seja estimulada.

A frase em epígrafe no blog, “A educação é um ato fundamentalmente político”, exprime a consonância do nosso trabalho com o pensamento deste saudoso Mestre. Ele, como nenhum outro, compreendeu que a verdadeira Educação deve ter como meta a liberdade do pensamento humano, quebrar os grilhões que nos prendem a uma realidade de opressão. Política é a ciência do bem comum, estamos zelando para isso.

Como educadora e ribeirense estou feliz com os resultados deste trabalho de reflexão-ação com os/as meus/minhas alunos/as. Ao chegar no colégio já sou recebida com perguntas sobre notícias, textos, pensamentos para o blog.

O que antes era do senso comum hoje é pensado, analisado, apurado e tratado cientificamente. Isso numa cidade que figura dentre as mais carentes do Brasil. Segundo os últimos dados do IBGE possuimos um índice de analfabetismo de 43%, das pessoas acima de 15 anos. Por isso o que está acontecendo é extraordinário, do ponto de vista educacional e humano.

Infelizmente algumas pessoas ligadas ao poder, aquelas que não desejam que o povo seja verdadeiramente independente e livre, tem exercido uma perseguição implacável contra este trabalho. A tal ponto se exerce a perseguição, que de maneira pública e notória o então Secretário de Governo de Ribeira do Amparo tentou incitar alguns policiais militares contra este trabalho sério, mas sem obter resultado.

A intervenção rasa e parcial deste indivíduo, poderia ser considerada uma tentativa de ameaça a minha integridade física, pois o que intenta uma pessoa ao dizer a outra, no caso aos policias, que estariam sendo “esculhambados na internet”? Só mesmo uma pessoa débil ou extremamente conveniente e maldosa para fazer isso. A matéria dos policiais viu os dois lados da moeda, e quem não viu isso é que ou não sabe ler ou não quer enxergar.

Nos perguntamos o que pessoas como estas já fizeram por Ribeira do Amparo? A resposta é muito simples: NADA. O pior é que ainda tentam “acabar” com as pessoas que verdadeiramente gostam de Ribeira. Há três anos faço o trajeto Salvador-Ribeira para vir dar aulas na minha cidade, sem que o estado me pague um centavo pelo deslocamento. R$ 580,00 de salário e R$ 400,00 reais de transporte, onde principalmente no primeiro ano penei nos ônibus pelas madrugadas, quantas vezes sem dinheiro, cansada, sujeita aos perigos, em prol de um ideal, de uma utopia. Ao contrário dos vampiros do dinheiro do meu povo, eu pago para estar aqui.

Felizmente, na contramão do pensamento pequeno, o blog está recebendo elogios de pessoas que entendem da relevância do trabalho. Gostaria de agradecer especialmente ao jornalista Joilson Costa pela referência positiva no seu programa, como trabalho em Salvador parte da semana, sou comunicada pelos alunos que são ouvintes, e é perceptível a elevação da auto-estima por serem vistos, ouvidos, valorizados. Antes as suas falas não repercutiam, agora percebem que vale a pena falar, pois serão ouvidos.

Em suma, saímos do torpor, senso comum e invisibilidade para um significativo trabalho de construção coletiva de uma identidade calcada na Leitura de Mundo e liberdade de consciência, defendida por Paulo Freire. Isso a partir dos recursos da Educomunicação.

E é com Freire que fechamos este artigo, quando ele diz: Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Continuaremos firmes e coerentes. Pois, ainda segundo o nosso Mestre de barbas brancas: “Amar é um ato de coragem”!... Por isso não temos medo.

Professora Daiane Oliveira.


Para saber mais sobre Paulo Freire e Educomunicação

http://www.paulofreire.org/Capa/WebHome

http://www.paulofreire.org/twiki/pub/Crpf/CrpfAcervo000040/Obra_Artigos_A_maquina_esta_a_servico_de_quem_1984_v5.pdf

http://www.cultura.gov.br/vidasparalelas/?page_id=825


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